Como se processam as quotas de 20 e de 5%.?
O mesmo é perguntar: quem avalia os docentes? Quais os critérios para deixar de fora 80% dos professores sem acesso ao MB e 95% dos professores sem acesso ao Excelente?
Confesso: isto é de tal modo repugnante que quase se cria um bloqueio e nem sabemos por onde começar. Se calhar também é esse o objetivo.
Factos: quem avalia os docentes são os docentes. Mas quem atribui a avaliação final é uma SADD, composta por 5 docentes. Quer dizer… o diretor? Não disponho de números rigorosos, até porque não existe qualquer transparência na divulgação dos resultados, mas a esmagadora maioria dos professores obtém menções superiores a BOM. Então, por que razão só 20% obtém MB e 5% Excelente na avaliação final oficial? São as quotas, a imposição de quotas. Mas, como se distinguem os tais 20% e os tais 5% para fugirem à prisão das quotas? Quem são os contemplados com MB ou Excelente? Com que critérios? Há grelhas com alguma métrica? Sim, há. O que não há é qualquer grelha e qualquer métrica para um avaliador se autoavaliar eticamente na classificação de 1 a 10 em cada um dos parâmetros. Isto é: Aparece um 7 ou 8 ou 9 ou 10 pontos na grelha. Mas, de onde nasceram estes valores? Da competência do avaliador? do professor avaliado? Porque o professor avaliado é melhor profissional que o outro? Mas qual é o processo para aferir tamanha decisão? 0u será antes, por outras razões, talvez muito obscuras… ou não? É tudo tão repugnante, mas tão repugnante, que, o resultado está à vista. Um ano escolar altamente conturbado e onde ninguém saiu a ganhar: nem professores, nem alunos, nem o país. Ninguém, a não ser, talvez o ministro e alguns diretores e equipas diretivas ou alguns conselhos gerais. Não sei, mas há ainda muitas questões por responder. Tenho uma certeza: os professores são as grandes vítimas.

Um ministério da educação que promove a equidade no genero, de educação e quando chega aos profissionais da educação promove a discriminação num sistema de avaliação que não é sério porque os avaluadores não tem como requisito ser uma referência pedagógica e não há uma co concertação durante e após. Apenas é uma avaliação economicista e dssumanizada
GostarGostar
Sem dúvida e em nome desse economicismo introduzem nas escolas um clima horrível, um mal estar geral onde ninguém se encontra e todos fogem de todos. Esta ADD é das maiores maldades lançadas alguma vez nas escolas. Enquanto não for revogada nunca haverá paz nas escolas, a não ser uma paz podre.
GostarGostar