Só os mais burros e desconfiados são burocratas.

Todos sofremos do mesmo problema da burocratização no nosso quotidiano. Nas escolas atingiu dimensões que nem um Kafka saberia compreender. O princípio básico reside na desconfiança. Todos desconfiam de todos, ou ninguém confia em ninguém. A burocracia nasce neste atoleiro de desconfiança e cresce como instrumento de proteção. Nas escolas, o mais desconfiado é o senhor ministro da educação, precisamente aquele que não nos merece confiança nenhuma.

Ontem, esse senhor fez publicar 20 medidas de desburocratização nas escolas para simplificar o trabalho dos professores. Li e reli as 20 medidas mais de 30 vezes. Poderia ter lido 50 e ficaria na mesma. Apresento só duas. 

” Delegar nos diretores as decisões sobre as visitas de estudo internacionais …” Pergunto-me: se isto não é gozar com os professores, então o que é? Quantos professores e alunos em Portugal podem realizar visitas de estudo ao estrangeiro? Aliás, a partir do dia 1 de setembro de cada ano os professores parecem todos umas baratas tontas a olhar para o google maps para tentar descobrir a próxima viagem com os alunos ao estrangeiro. A outra medida, ainda não tenho a certeza se desburocratiza ou burocratiza ainda mais. 

“Criar o Prémio Simplex para as escolas, distinguindo as instituições mais pró-ativas …” É um sério problema para os professores no seu dia a dia, sem dúvida! Já estou a imaginar os meus colegas todos no dia 1 de setembro muito atarefados com a abertura da caça ao prémio simplex.

A cereja no topo do bolo é a recomendação para todas as escolas organizarem equipas de trabalho para elaborar um manual de simplificação de práticas administrativas dos docentes. Elaborar um manual. Para desburocratizar vai obrigar a quantas mais reuniões e discussões nas escolas? Elaborar um manual. Só mesmo alguém muito perverso se lembraria de tal coisa.

Querem medidas sérias para desburocratizar? Falem com os professores. Quem sofre com essa praga enumera meio cento delas em pouco tempo. 

Deixe um comentário