(um texto chato, mas tão real, quanto cruel. É o resultado do que tenho visto, lido, ouvido e sentido nos últimos tempos)
A culpa é tua. Como? Estás com problemas? A culpa é tua. A inclusão não te serve? A culpa é tua. Sentes-te humilhado e achas que estás a ser desconsiderado? A culpa é tua. Há dezenas de anos que és professor e só estás no sétimo ou oitavo escalão? A culpa é tua.
Prometem-te progressões, com aceleradores, e tu não progrides? A culpa é tua. Prometem-te a Recuperação do Tempo de Serviço e, depois, não cumprem? A culpa é tua. A plataforma do ministro não funciona e apareces lá como se nunca tivesses sido professor na vida? A culpa é tua. Não tens condições dignas de trabalho? A culpa é tua.
Os alunos não se portam bem? A culpa é tua. Os encarregados de educação acham que os filhos têm sempre razão? A culpa é tua. O diretor também acha que os EE têm sempre razão? A culpa é tua. O diretor não te respeita? A culpa é tua. O diretor tem tempo para tudo, exceto para estar na escola e gerir o dia a dia a apoiar-te ou a ajudar-te no teu trabalho? A culpa é tua.
O diretor acha que não mereces mais do que bom? A culpa é tua. A SAAD sabe que tens muito bom, mas só podes ter bom? A culpa é tua. A avaliação do teu trabalho vale uma merda? A culpa é tua. Não estás satisfeito com o teu horário? A culpa é tua. O aluno merece um nível dois porque não trabalhou e não se preocupou com a escola? A culpa é tua.
Levaste no nariz, murros e pontapés porque o aluno é violento e mal-educado? A culpa é tua. Sentes-te desmotivado e sem vontade de voltar à escola? A culpa é tua. Já só contas os dias que faltam para te reformares e dizeres adeus à escola? A culpa é tua. Não gostas que te imponham lecionar uma disciplina para a qual não tens formação? A culpa é tua. Não gostas de lecionar literacia financeira, porque também sabes que estás a mentir ao aluno? A culpa é tua.
Andas de monco caído, porque o teu salário não paga a renda da casa e tens de viver num quarto? A culpa é tua. Chatearam-te a cabeça porque não colocaste no teams… não sabes o que é o teams? A culpa é tua. Mas, não colocaste no teams os critérios, as atas, as grelhas, as planificações, os planos de atividades, os testes, as fichas, as questões aula, e as datas de tudo e mais alguma coisa, que nem sabes se vai acontecer? A culpa é tua.
Estás doente? A sério que estás doente? Burnout? A culpa é tua. Não soubeste ajudar aquele aluno que tem problemas sérios de autismo, mas que está numa turma comum como se não tivesse nada? A culpa é tua. Há desconformidade nas tuas avaliações? A culpa é tua. Tens pesadelos, porque pensas na escola e te fizeram sentir um inútil a ocupar os teus alunos com escola a tempo inteiro? A culpa é tua.
Não dormes bem? A culpa é tua. Chegas a casa e falta-te a paciência para estares com a tua esposa, o teu marido, os teus filhos? A culpa é tua. Perdeste o apetite ao jantar? A culpa é tua. Gostavas de fazer amor, mas a ideia da escola não te sai da cabeça? A culpa é tua.
A culpa é tua e só tua, e sempre tua, porque não obedeces cegamente e não te calas diante do poder. A culpa é tua, e só tua, porque não aprendeste a bajular o poder. A culpa é tua, e só tua, porque és mau mercador e não sabes vender a alma ao diabo.

