Manuais escolares, o escândalo.

Gostava de um frente-a-frente com o senhor ministro da educação, com muitas câmaras de tv e com os holofotes bem apontados. Só para lhe provar o escândalo do dinheiro gasto todos os anos com os manuais escolares. São centenas de milhar de manuais escolares. Todos os anos.

Conheço países bem mais ricos e desenvolvidos do que nós onde não substituem os manuais escolares como em Portugal. Então, porque o fazemos? Não sei responder, mas sei perguntar.

Os alunos, na escolaridade obrigatória têm, em média, cerca de 10 disciplinas. Todos os anos letivos vão sendo substituídos em algumas. O tempo de duração máxima de um manual escolar é de 6 anos. Ou seja, de 6 em 6 anos, todos os alunos têm manuais novos em todas as disciplinas. Frequentam a escolaridade obrigatória, cerca de um milhão e 340 mil alunos. É fácil fazer contas sabendo que cada manual custa, em média, mais de 20 euros. São muitos milhões de euros todos os anos. Não há mais onde os gastar? Já pensaram no miserável parque informático que temos nas escolas?

Porquê? Perguntaria. Porquê, senhor ministro? O mundo está em constante transformação, mas não é só em Portugal. E, por mais que nos esforcemos, a Terra continua a girar à volta do sol e sempre à mesma velocidade.

O que é que mudou assim tanto na disciplina de História? O 25 de abril passou para o 25 de novembro? D. Afonso Henriques revogou o Tratado que assinou com o primo em 1143? Já não somos uma nação independente?

O que é que mudou assim tanto na disciplina de geografia? A jangada de pedra já está separada dos Pirenéus?

O que é que mudou assim tanto na disciplina de ciências? As células mudaram de residência?

O que é que mudou assim tanto na disciplina de matemática? O triângulo já não tem três lados e Pitágoras estava errado com o seu teorema? Dois vezes dois já não são quatro?

O que é que mudou assim tanto na disciplina de português? Um verbo deixou de ser verbo e um adjetivo um adjetivo? 

O que é que mudou assim tanto na disciplina de Inglês? Sim, já não se diz yes?

Em francês, carro já não se diz voiture? Em alemão, estúpido já não se diz dumm?

O que é que mudou assim tanto em todas as disciplinas do currículo escolar do aluno que possa justificar um manual novo de 6 em 6 anos? É porque o mundo gira todo à volta dos 6 anos e se transforma ao ritmo das substituições dos nossos manuais escolares?

Deixe um comentário