inovação

Sinónimos de inovação: Novidade, renovação, modificação/variação, criação, revolução, aperfeiçoamento, modernização, atualização, descoberta, originalidade, alteração.

No primeiro email que recebemos das escolas no início de cada ano letivo, não pode faltar, nunca, a inovação. Deseja-se a todos os professores um ano marcado pela inovação pedagógica. Na restante correspondência, onde consta a ordem de trabalhos das muitas reuniões que se realizam, lá está sempre, num dos pontos, plano de inovação. Antes do início das aulas, também costumamos ser solicitados para a realização de formações. E, mais uma vez, inovação. Inovação e criatividade em educação. Inovação. Inovação. Inovação.

Se inovação fosse um dos ingredientes da nossa rica culinária e gastronomia portuguesa e, se me colocassem inovação à mesa para eu me servir e degustar, tenho a certeza de que seria capaz de dar os parabéns ao cozinheiro. Se, no dia seguinte, me sentasse à mesma mesa e me  colocassem no prato a mesma inovação, talvez continuasse a comer ainda com gosto. Se, ao terceiro dia, me servissem a mesma inovação, talvez já olhasse para o prato com algum fastio e falta de apetite. E, se no quarto dia, frequentasse o mesmo restaurante e me servissem o mesmo prato de inovação, será que não me sentiria agoniado? E que diria eu ao cozinheiro no quinto dia?

Agonia e enfartamento. Gostaria de ter uma pequena conversa amigável com o chefe da cozinha e perguntar-lhe:

– O senhor é muito simpático e muito inovador. Mas, oiça lá, se o senhor serve todos os dias à mesa o mesmo prato de inovação, onde é que está a inovação?

Não sei o que me responderia, mas não iria conseguir aliviar-me de uma certa congestão de inovação.

Não sei quem teve a ideia. Não sei quem foi o mestre cozinheiro. Pouco importa. A inovação nas escolas é bem o retrato de quem as dirige. À custa de tanto servirem o mesmo prato, conseguem ver inovação onde muitos professores já só veem ridículo e silêncio. Comem inovação requentada como se se tratasse de uma iguaria acabada de sair do forno. Costuma chamar-se, a estes estados de alma, alienação. A alienação da inovação, que só existe no imaginário de quem a escreve e pronuncia.

Também é verdade que inovação se transformou num rentável negócio, económico e político. Porque dá dinheiro a muitas empresas e empresários de formação e porque gera muita mais-valia ao poder e aos poderes. Inovação, o melhor ingrediente pedagógico, servido nas mesas dos gabinetes dos diversos poderes, para alimentar a vaidade e enganar em quem nela ainda acredita.

Deixe um comentário